Hoje em dia, com o avanço da internet, podemos fazer pagamentos e cobranças com mais facilidade e rapidez, entretanto, com essa tecnologia, também ficamos sujeitos a cair em golpes de pessoas mal intencionadas.
O primeiro passo para solucionar o prejuízo de quando caimos em um golpe do PIX é:
Importante comunicar o Banco que recebeu o valor, ocasião na qual o mesmo fará o bloqueio da quantia pelo prazo de até 72 horas, para analisar se foi realmente uma fraude ou depósito errado.
Durante todo esse período, a dinheiro ficará bloqueado, e ninguém terá o seu acesso, nem quem pagou errado e nem quem recebeu.
2º passo: REGISTRO DE BOLETIM DE OCORRÊNCIA
Imediatamente registre um B.O na delegacia mais próxima ou pelo site, informando que foi vítima de um golpe, em seguida, apresente o Boletim ao seu Banco, para que o mesmo faça uma análise juntamente com o banco recebedor, onde verificarão se houve realmente uma fraude, podendo levar até 7 dias para dar uma resposta.
Durante o período de até 7 dias, o dinheiro continua bloqueado e, ao constatar a fraude, será feita a devolução integral da quantia.
IMPORTANTE LEMBRAR QUE: Quando fazemos a transferência via PIX em conta errada, a pessoa que recebeu precisa restituir.
Se recusar a devolver o PIX é CRIME!!
O Código Penal, no artigo 169, prevê que apropriar-se de coisa alheia tem detenção de 1 mês à 1 ano!